O projeto conceitual de arquitetura foi concebido para implantação do complexo caracterizado como Polo Cultural e ponto turístico, que incorpora as sedes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, estacionamento, central de utilidades técnicas, praças públicas e jardins, em um terreno com área de 14.478 m², sendo que o objeto do contr ato abordado neste documento, trata da construção de urna edificação de múltiplos pavimentos, com 32.465,02 m² de área construída, abrangendo além da sala de concertos, área administrativa, estacionamentos e CUT (Central de Utilidades Técnica).
Cliente | CODEMIG - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais |
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Local | R. Gonçalves Dias, 3333 - Barro Preto, Belo Horizonte - MG, Brasil |
Período | 06/2013 - 09/2014 |
As obras contemplam uma área de 14.478 m² e abrangem os serviços de terraplenagem, escavações em geral e aterro de cavas para fundações e valas, demolições de concreto e pavimentação, pavimentação asfáltica, sistema de drenagem e decantador de sólidos em suspensão para as águas pluviais coletadas no perímetro e conduzidas o ponto mais baixo, evitando o carregamento de materiais (detritos) da obra para a rede de drenagem pública, sistema de irrigação por gotejamento e aspersão, sistema de proteção de incêndio, rede de iluminação pública e rede de telefonia, transportes em geral de materiais, inclusive solos e entulhos. A área externa é resumida abaixo:
A TRACTEBEL atuou como Gerenciadora das obras e do projeto como um todo. Neste projeto foi desenvolvida e implantada uma sistemática de informações gerenciais que garantiram às obras prazo, qualidade e atendimento aos orçamentos. A metodologia utilizada foi norteada pelas prá ticas de gerenciamento de projetos preconizada pelo PMBOK® "A Guide to The Project Management Body of Knowledge" do Project Management lnstitute PMI, com implantação e utilização de software para as seguintes áreas de conhecimento:
Gestão da integração: Processos e atividades que integram os vários elementos da gestão de projetos.
Gestão do escopo: Processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho requerido para que seja concluído com sucesso.
Gestão do prazo: Processos utiliza dos para garantir o cumprimento do prazo estabelecido para a finalização do projeto.
Gestão do custo: Processos envolvidos no planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.
Gestão d a qualidade: Processos envolvidos no planejamento, monitoração, controle e na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.
Gestão de recursos humanos: Processos que organizam, adquirem, desenvolvem e gerenciam a equip e do projeto.
Gestão da comunicação: Processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações de projeto de forma oportuna e adequada.
Gestão de riscos: Processos relativos à identificação, análise e controle de riscos para o projeto.
Gestão das aquisições: Processos relativos a compras ou aquisição de produtos, serviços ou resultados para o projeto, além dos processos de gerenciamento de contratos.
Apoio ao planejamento, orçamento e gestão do empreendimento.
Monitoramento das ações e o acompanhamento físico financeiro.
Elaboração de relatórios mensais de acompanhamento de projetos e obras, contendo informações técnicas, administrativ as e financeiras.
Gestão Ambiental: Observação do atendimento às exigências e recomendações dos órgãos ambientais, dos normativos do setor, das diretrizes e especificações ambientais do projeto, em relação às medidas mitigadoras, planos e programas ambientais exigidos pelos órgãos ambientais a serem desenvolvidos durante a execução das obras.
Relatório Final da Obra, informando o histórico dos serviços e de seus antecedentes, desde a fase de projeto até o encerramento do contrato.