A História da Tractebel

 Séculos de experiência em projetos de energia, água e infraestrutura.

Selecionar o assunto

Remontando suas origens às primeiras empresas que nasceram na segunda metade do século XIX, a Tractebel tem desenvolvido continuamente suas atividades internacionais como operadora de infraestruturas energéticas. Além disso, a empresa também atua como empresa global de consultoria em engenharia e contratante geral.


1862

Tractionel

A Tractionel, que se tornou Tractebel, é a herdeira da Compagnie Mutuelle des Tramways. A aliança da Compagnie Générale pour l'Éclairage et le Chauffage par le Gaz, criada em 1862, a Société Générale des Chemins de Fer Économiques (1880) e a Société Générale Belge d'Entreprises Électriques (1895) darão início à Tractebel em 1929.

history_tractionnel_1895

1890

O Grupo Lahmeyer

Em 1890, a empresa W. Lahmeyer & Co foi fundada em Frankfurt por Wilhelm Lahmeyer, um empreendedor com grande visão para as competências da indústria elétrica emergente. Suas invenções e descobertas funcionais marcaram o caminho desse sucesso triunfal. O Departamento de Engenharia da antiga Lahmeyer AG tornou-se o núcleo da Lahmeyer International quando a empresa foi fundada em 1966 como uma empresa de consultores em engenharia. A Tractebel adquiriu o Grupo Lahmeyer em dezembro de 2014. Atualmente, engenheiros, cientistas naturais e economistas especializados de mais de 30 setores, empregando a mesma filosofia, prestam serviços nos setores energético, energia hidrelétrica e recursos hídricos, bem como construção e transporte.

Saiba mais sobre o Grupo Lahmeyer

wilhelm_lahmeyer

1947

Coyne et Bellier

A Coyne et Bellier foi criada por André Coyne em 1947 como consultoria em engenharia André Coyne et Jean Bellier (ACJB). André Coyne é um renomado engenheiro civil francês que projetou 70 represas em 14 países, entre as quais estão a represa de Kariba, na fronteira entre o Zimbábue e a Zâmbia e a represa Daniel-Johnson, em Quebec, para citar apenas alguns exemplos. A ACJB se uniu à Tractionel em 1976, que se funde com a Electrobel mais tarde. A empresa realizou cerca de 600 projetos de represas em mais de 70 países no mundo todo, 90 usinas hidrelétricas com capacidade potencial total de mais de 70.000 MW, design de engenharia civil da ilha nuclear de 60 usinas nucleares e outros grandes projetos de infraestrutura, como vias navegáveis, ferrovias, estruturas subterrâneas e edifícios especiais.

history_coyne_bellier

1965

LEME Engenharia

Fundada em 1965, a LEME Engenharia é responsável pelo planejamento, projeto e supervisão de obras da maioria das usinas hidrelétricas brasileiras existentes. Além de ser uma das principais empresa para implementação de projetos hidrelétricos, a LEME Engenharia projetou e estudou mais de 80 subestações de alta tensão e 25.000 km de linhas de transmissão, entre as quais está a recente Linha de Transmissão do Madeira (± 600 kV/2.375 km) e a Linha de Transmissão de Belo Monte (± 800 kV / 2.092 km). A infraestrutura hídrica é outro setor chave para a empresa. Um projeto importante que contou com o know-how de seus especialistas foi a macrodrenagem da Bacia UNA para a expansão do sistema de abastecimento de água da cidade de Belém, no norte do país, beneficiando cerca de 2 milhões de habitantes. A LEME Engenharia foi adquirida pela Tractebel em 2000 e é hoje uma das mais importantes empresas de consultoria em engenharia da América Latina para os mercados de energia, água e infraestrutura.

hydropower_1

1982

International Marine and Dredging Consultants

A Tractebel é acionista da International Marine and Dredging Consultants (IMDC), fundada na Bélgica em 1982. Por quase três décadas, a empresa vem adquirindo vasto know-how através de estudos hídricos, tais como avaliação de riscos de inundação, modelagem hidráulica, proteção costeira, riscos de sedimentação, engenharia de dragagem, energia azul, capacitações em operações fluviais, navegação interior, infraestruturas portuárias e instalações offshore.

imdc_climate_change_ghana_palmtree

1995

Technum

Em 1995, a Tractebel reforçou sua participação no setor de infraestrutura belga com a fundação da Technum a partir da fusão de várias agências flamengas menores. Alguns projetos importantes, como o Plano Diretor de Mobilidade da Antuérpia, os Edifícios do Parlamento da UE de Bruxelas e a Doca Albert II no Porto de Zeebrugge contaram com o know-how da Technum, que foi renomeada Tractebel em 2016.

technum_tractebel_plans_datingbackfromtheseventies

2018

Tractebel adquire a Overdick

A Tractebel anuncia a aquisição da Overdick, por meio de sua subsidiária Lahmeyer International. Overdick é uma empresa especializada em engenharia offshore, com sede em Hamburgo, Alemanha. Essa aquisição é um ajuste estratégico perfeito para a Tractebel, uma das maiores empresas de engenharia e consultoria do mundo e parte da ENGIE, para crescer no campo de energia eólica offshore e reforçar sua posição como empresa líder em consultoria e engenharia na transição energética.

Saiba mais sobre a Overdick

 

Dolwin_Gamma_HVDC_Platform

2018

Tractebel adquire a Deutsche Offshore Consult

Algumas semanas após a incorporação bem-sucedida da Overdick, a Tractebel anuncia uma nova aquisição no setor da energia eólica offshore pela Lahmeyer International, sua subsidiária. Ao adquirir uma participação majoritária na Deutsche Offshore Consult GmbH (DOC), em 05 de dezembro, a empresa fortalece sua posição no setor de forma sustentável.

A Tractebel é líder em engenharia consultiva em energia, água e infraestrutura. Com faturamento de 675 milhões de euros, a empresa está presente na Europa, África, Ásia, América Latina e Oriente Médio. Com a aquisição da DOC, a Tractebel obtém um alto grau de experiência em implementação de projetos eólicos offshore da mais alta complexidade.

Saiba mais sobre a Deutsche Offshore Consult GmbH (DOC)

 

AdobeStock_228308173

2023

RED

À frente da transição energética, a Tractebel adquiriu a RED, uma empresa premiada especializada em design de construção de baixo consumo de energia, em janeiro de 2023. Desde a sua fundação em 2004, a RED entregou mais de 200 designs de projetos do centro de dados, muitos deles atingindo novos indicadores energéticos. Sediada em Londres e com centros internacionais em Dubai e Cingapura, a RED se beneficia do seu Centro de Design Global, localizado em Manila, ao desenvolver modelos de software de última tecnologia em eficiência energética, Modelo de Informação da Construção (BIM), cálculos e desenhos de engenharia de forma mais rápida e eficiente do que os modelos tradicionais permitem.

Saiba mais sobre a RED

red_datacenter

Artigos sobre a história

Coyne et Bellier, uma história de grandes projetos de engenharia

André Coyne e Jean Bellier estabeleceram novos padrões no momento em que se conheceram. O primeiro projeto, a Barragem de Marèges, na França, deu o tom para suas futuras colaborações.

Leia mais
292136

LEME Engenharia: Energia, infraestrutura e engenharia

Fundada em 1965, a TAMS do Brasil Engenheiros Consultores logo se tornou uma das principais empresas de consultoria em engenharia da América Latina. Somente em 1977 que a empresa mudou seu nome para a LEME Engenharia. Por que a mudança? Era hora de reconhecer a ampla gama de atividades da empresa.

Leia mais
SaltoCaxias08_002

Lahmeyer: um especialista em energia e infraestruturas hidráulicas

A Lahmeyer International preserva a tradição de seu fundador Wilhelm Lahmeyer, contemporâneo dos irmãos Siemens. Há mais de 45 anos, engenheiros de diferentes ramos trabalham lado a lado nesta empresa. Aplicam seus conhecimentos e experiência a uma enorme variedade de projetos. A qualidade de seu trabalho é um fator decisivo para manter o prestígio internacional da empresa.

Leia mais
Lahmeyer_firma