A linha 3 do Metrô de Belo Horizonte, trecho Savassi / Lagoinha, é a primeira linha subterrânea de transporte sobre trilhos projetada na Região Metropolitana da capital. A linha atravessa a região central da cidade sob um dos principais corredores de tráfego no sentido norte/sul, a Av. Afonso Pena, seguindo em direção à Savassi, uma região de alta densidade populacional e de grande atração de demanda de viagens.
Cliente | Trem Metropolitano de Belo Horizonte |
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Local | Belo Horizonte, MG, Brasil |
Período | 2013 - 2016 |
O Projeto foi desenvolvido seguindo as condicionantes definidas pela METROMINAS, tais como evitar desapropriações, manter o traçado sob a Rua Pernambuco, promover a integração com a Linha 1 Eldorado Vilarinho na estação Lagoinha, implantar um centro de manutenção subterrâneo, bem como outras características técnicas como rampa máxima de 4%, bitola de 1,60m, catenária rígida e tensão de 3.000 Vcc.
De forma resumida, o projeto possui aproximadamente 5,0 km de túnel escavado com TBM (Tunnel Boring Machine Shield), cinco estações e um centro de manutenção subterrâneo. A metodologia construtiva proposta é inovadora no Brasil e contempla um túnel com 13,75 m de diâmetro de escavação e a instalação de uma laje intermediária, dividindo o túnel em dois níveis, onde as vias ferroviárias ficam superpostas. As estações são implantadas em poços e um túnel de ligação promove a conexão do poço da estação com o túnel de via, onde estarão inseridas as plataformas e salas técnicas. Os poços de exaustão e ventilação serão instalados ao longo da via e as saídas de emergência serão realizadas entre os dois níveis do túnel de via. A solução adotada descartou a necessidade de desapropriações , sendo utilizados logradouros públicos para instalação de acessos e grelhas de ventilação e exaustão.
Elaboração d os estudos para a determinação do traçado, metodologia executiva, localização das estações, poços de ventilação e saídas de emergência.
Elaboração dos Projetos de Engenharia do trecho entre as estações Lagoinha e Savassi.
Elaboração dos estudos ambientais (EIA / RIMA e PCA) para o licenciamento e implantação do empreendimento.
Elaboração dos documentos técnicos e especificações necessárias para a licitação das obras e contratação em regime de PPP Parceria Público Privada.
Projeto funcional:Caracterizaçã o física e socioeconômica da área circundante; Alternativas de traçado; Dimensionamento e estudos de localização para estações e centro de manutenção; Concepção e detalhamento do centro de manutenção subterrâneo; Projeto funcional de estações; Estimativa dos requisitos da frota e definição do regime operacional; Reorganização do sistema de transporte coletivo; Mudanças na lei de uso e ocupação do solo.
Infraestrutura para cabeamento: eletrodutos, caixas de passagem, calha de cabos etc.
Desenho de túneis, eixos e trincheiras pelo NATM (New Austrian Tunneling Method) para túnel de partida, túneis de ligação, túneis pedestres, eixos e trincheiras que conduzem a estações.
Projeto de anéis e pré moldados.
Projeto geométrico.
Projeto de superestrutura da via permanente com sistema de atenuação de ruídos.
Projeto de estruturas, formas, furos e embutidos de estações, poços de ventilação e exaustão.
Sistemas de impermeabilização.
Sistemas de contenção do tipo parede de diafragma.
Cambotas.
Rebaixamento de lençol freático.
Estudos hidrológicos.
Drenagem superficial e do túnel de via.
Especificação e conceituação técnicos dos sistemas de tração elétrica, alimentação e distribuição de energia, ventilação, rede aérea de tração, sinalização e cont role de trens, telecomunicações, escadas rolantes, elevadores e climatização, material rodante e bilhetagem
Projeto de sistema viário envolvendo os projetos de desvio de tráfego e a situação após a implantação do metrô.
Composição de preços unitários.