Imagine poder visualizar escoamentos turbulentos e mensurar os efeitos que eles podem causar em estruturas hidráulicas? Isso tudo é possível, por meio dos softwares de Fluidodinâmica Computacional – CFD, que simulam em 3D o comportamento de fluidos.
A ferramenta auxilia na segurança hidráulica de empreendimentos diversos, podendo ser aplicada a estruturas costeiras e fluviais, estações de tratamento de água, estruturas extravasoras em barragens de água e de acumulação de rejeitos, dentre outras obras hidráulicas. A ferramenta também pode ser usada em avaliações de estabilidade de barragens de terra e enrocamento em decorrência da interface hidráulico-geotécnica nessas estruturas. Além disso, a ferramenta de CFD pode ser usada em estudos ambientais, tais como simulação de plumas térmicas e de dispersão de poluentes, transporte de sedimentos e dimensionamento de escadas de transposição de peixes.
Os resultados das simulações em CFD contribuem para a escolha da solução mais adequada, de acordo com a necessidade de cada projeto, o que pode significar agilidade e economia na fase de instalação do projeto.
Modelagem em CFD do sistema extravasor de uma barragem de rejeitos. Os dados gerados em diversas simulações mostraram o comprometimento da capacidade

Simulação de estrutura vertente com formação de ressalto hidráulico.

Simulação do sistema de transposição de peixes da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, Pará.
“A utilização da ferramenta CFD para simulações hidráulicas tem permitido avaliar de forma objetiva a resposta das estruturas hidráulicas a diversas condições de vazões. A Tractebel possui ferramentas digitais avançadas com as quais nossos especialistas em modelagem constroem soluções econômicas, inovadoras e, ao mesmo tempo, robustas para nossos clientes”, afirma Alex Simplício, hidrólogo da Tractebel.