Nova usina dobrará a capacidade de produção de eletricidade da Etiópia

15 Mar 2022

Primeiro- ministro da Etiópia inaugurou uma das turbinas do megaprojeto da barragem Grand Ethiopian Renaissance. Por mais de uma década, nossos especialistas estiveram profundamente envolvidos em tornar realidade o maior projeto hidrelétrico da África 

A cerimônia oficial de lançamento da primeira turbina da usina, que fica rio no Nilo Azul, no oeste da Etiópia, ocorreu em 20 de fevereiro de 2022. Quem esteve presente, pôde testemunhar a produção dos primeiros megawatts, resultado de mais de 10 anos de trabalho. Após a conclusão das obras, ao todo, serão 13 turbinas em funcionamento capazes de dobrar a produção atual de eletricidade do país. Nossos especialistas fazem parte deste projeto histórico desde 2011.  

Primeiro-ministro lança produção da Grand Ethiopian Renaissance Dam (GERD)  

 

Abiy Ahmed, primeiro-ministro etíope, presidiu a inauguração do projeto GERD e apertou os botões para iniciar a produção dos primeiros megawatts. Em sua conta no Twitter, Adiy diz: "Esta é uma boa notícia para o nosso continente e para os países com os quais aspiramos trabalhar".  

Maior hidrelétrica da África  

O projeto visa contribuir para o desenvolvimento da economia da Etiópia, estimulando a atividade econômica e industrial, através deste novo potencial energético enorme. Quando concluída, a GERD duplicará a capacidade nacional de produção de energia e será a maior usina do continente, com capacidade de produção estimada em 5.150 megawatts.  

Tractebel e parceiros: mais de uma década dedicados ao projeto  

Nosso time de energia está orgulhoso desse marco de sucesso, que ressalta nosso compromisso com a Ethiopian Electric Power (EEP) para ajudá-la a enfrentar os desafios deste projeto. A Tractebel, em consórcio com a Electroconsult (Itália), trabalha neste projeto junto com a EEP desde 2011, prestando serviços de consultoria como Representante do Empregador, bem como supervisionando e coordenando o projeto e a construção.  

 

13 turbinas poderão produzir 5.150 megawatts, dobrando a capacidade de produção de eletricidade da Etiópia 

 

Grand Ethiopian Renaissance Dam (GERD) no rio Nilo Azul, oeste da Etiópia. A maior barragem da África

 

“Testemunhar o comissionamento da primeira turbina deste projeto monumental foi um momento de muito orgulho para nossas equipes e parceiros. A Grand Ethiopian Renaissance Dam terá um grande impacto não apenas na região, mas em toda a Etiópia e países vizinhos. A duplicação da capacidade de produção de eletricidade do país – por meio de uma fonte de energia sustentável e de baixo carbono – proporcionará um impulso econômico significativo, por meio do aumento do potencial das atividades industriais. Estamos animados para continuar nossos esforços e ver todas as 13 turbinas em ação.”  

Olivier Jullien, Diretor de Projeto - Hidráulica 

 

Encontre mais soluções em hydropower 

 

 

Notícias relacionadas

Blog_Tractebel_protonterapia

Protonterapia: tratamento pode revolucionar a oncologia no Brasil

Protonterapia: tecnologia de radioterapia de alta precisão que atinge o câncer de forma eficaz e minimiza efeitos colaterais. Descubra os desafios e avanços globais para a...

Saiba mais
10 Abr 2025
carbono_zero

Não basta ser net zero em carbono, é preciso cuidar também da biodiversidade

Soluções da Tractebel para equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente. Com modelagem de sistemas ambientais, ajudamos empreendimentos a avaliar impactos na...

Saiba mais
17 Mar 2025
BRK

Tractebel ajuda a BRK Ambiental a reduzir os custos de uma obra na Estação de Tratamento de Água de Uruguaiana

Solução proposta reduz em 75% os custos para disposição final de resíduos do tratamento de água.

Saiba mais
20 Fev 2025
Surto_norovirus

Carnaval chegando: como evitar um novo surto de norovírus

Investimento em infraestrutura sanitária pode mitigar riscos à saúde.

Saiba mais
20 Fev 2025