Mobilidade para peregrinos do Himalaia

28 Jan 2022

Milhões de pessoas que visitam dois importantes locais de peregrinação no Himalaia a cada ano precisam percorrer os íngremes 10 km finais a pé. A Tractebel está desenvolvendo um teleférico que irá transportá-los de forma segura e agradável.  

As cidades de Kedarnath e Hemkund Sahib em Uttarakhand, na Índia, são centros de peregrinação muito importantes para subir o Himalaia. Mas os milhões de peregrinos que percorrem a região todos os anos são obrigados a fazer a pé os últimos quilômetros íngremes e acidentados. A National Highways Logistics Management Limited (NHLML), juntamente com a Uttarakhand Tourism, decidiram construir teleféricos para fornecer uma passagem segura e confortável para os aventureiros. 

O time de Desevolvimento Urbano da Tractebel está realizando o estudo de viabilidade, o relatório detalhado do projeto (DPR), a engenharia e o projeto dos teleféricos. O trabalho começou em novembro de 2021 e está previsto para ser concluído em novembro de 2023. 

Transportando 1,5 milhão de pessoas

O projeto abrange diferentes trechos: um com 12,6 km e outro com 13 km. Durante os meses de verão, por causa da ausência de neve, quase dois milhões de pessoas percorrem o trajeto a pé. O teleférico planejado deve transportar mais de 7 mil pessoas por hora. A diferença de altitude entre o terminal inferior e o terminal superior pode chegar a 4.000 metros. 

Sustentabilidade para as pessoas e o planeta 

Energia renovável será a principal fonte de funcionamento dos teleféricos. O projeto elimina a necessidade de cortar encostas, como seria necessário se a solução fosse a construção de estradas. Além disso, minimiza o uso de combustível fóssil de viagens de helicóptero para os pontos altos da cordilheira, além de reduzir consideravelmente a perturbação da flora e da fauna provocada pela multidão que costuma caminhar nessas áreas. 

Exemplo de um terminal superior

 


Exemplo de um terminal inferior


O teleférico leverá visitantes até Kednarath 

 

 


o teleférico para Hemkund Sahib vai transportar pelegrinos a uma altitude de 4,165m 

 

 

“Estamos orgulhosos em contribuir para este projeto de importância nacional nos frágeis ecossistemas do Himalaia. Os teleféricos facilitarão muito a jornada dos peregrinos. As condições são atualmente extremamente difíceis, com terreno acidentado, temperaturas abaixo de zero, ar rarefeito e muito pouca cobertura. Os locais são acessíveis apenas de 6 a 8 meses do ano devido à neve pesada, mas os sistemas de teleféricos estenderão isso. Espera-se que os teleféricos tragam uma mudança notável na região, incluindo um impulso econômico para as indústrias locais, como o turismo.”

Rahul Jotshi, Gerente Geral Sênior em Kedarnath, no Himalaia

 

Notícias relacionadas

Design_sem_nome_1

Complexo Eólico: cuidado com a natureza e a comunidade

Tractebel foi contratada para realizar estudos ambientais envolvendo a instalação de 23 parques eólicos, no Nordeste do país

Saiba mais
25 Aug 2023
AdobeStock_192946225

Ranking coloca a Tractebel como a melhor empresa de hidroenergia do mundo

O ranking anual da Engineering News-Record 2022 elegeu as melhores empresas em diversas áreas de atuação da engenharia. A Tractebel ficou em primeiro lugar na área de...

Saiba mais
21 Dec 2022
Design_sem_nome_7

Marco Legal do Saneamento: Tractebel se prepara para atuar em projetos da lei federal

A Tractebel se juntou a associações para acompanhar o andamento de licitações e ajudar o Brasil a atingir uma meta ambiciosa de saneamento básico 

Saiba mais
24 Nov 2022
6_CNAAA

Retomada da construção de Angra 3 avança

O consórcio liderado pela Tractebel acaba de finalizar a primeira etapa do projeto de retomada de construção da usina nuclear que fica no Rio de Janeiro. O reator terá a...

Saiba mais
16 Nov 2022