Conheça a Suri! Guaxinim resgatada em obra no sul do país

06 Apr 2022

A filhote recém-nascida foi encontrada por biólogos e levada para receber cuidados veterinários

A Tractebel está envolvida na ampliação de Linhas de Transmissão em Florianópolis, Santa Catarina. Uma das frentes de trabalho conta com biólogos que, diariamente, fazem um mapeamento das áreas que já receberam instalações e outras que ainda receberão estruturas. O objetivo é realocar animais que estão no caminho das obras para áreas vizinhas, que foram preservadas e delimitadas por órgãos ambientais para minimizar impactos à fauna.

No início deste ano, durante o trabalho de rotina, duas biólogas encontraram uma Mão-Pelada (espécie de Guaxinim) com um filhote próximos a um bambuzal. “Imediatamente, a decisão da equipe foi paralisar as obras, se afastar e esperar que a mãe levasse o filhote para outra área, naturalmente.”, afirmou Raphael Farage Freitas, coordenador da empresa contratada pela Tractebel.

O dia seguinte

A equipe demarcou a região para voltar um dia depois e checar se a estratégia deu certo. Mas quando os biólogos chegaram à área, perceberam um problema:

 
     
A mãe estava na copa das árvores. Possivelmente não conseguiu carregar o filhote. Logo depois, fugiu do local. 
 
O filhote foi deixado sozinho, encurralado ao pé das árvores.

 

O resgate

A bióloga se aproximou cuidadosamente e percebeu que o filhote se tratava de uma fêmea, com poucos dias de vida, com os olhos fechados e que ainda não conseguia andar ou correr. Nessas condições, ela não sobreviveria sozinha na mata e, por isso, precisou ser resgatada.

      Bióloga da CEDRO no primeiro contato com o animal 

A filhote foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS de Santa Catarina. Ela chegou com apenas 458 gramas, passou por exames, começou a ser alimentada com a ajuda de mamadeira e foi batizada como Suri. Ela reagiu bem ao novo ambiente e, com o passar das semanas, abriu os olhos e ganhou peso.

 
     
Com algumas semanas, Suri abriu os olhos.   Hoje, ganhou peso e já se alimenta sozinha.

 

Os veterinários do CETAS ainda não têm previsão de quando Suri será devolvida à natureza. Desde quando a obra da Linha de Transmissão começou, este foi o primeiro resgate realizado. Os outros animais avistados na área foram espontaneamente para as matas vizinhas, que permanecem preservadas.

Evolução com respeito ao meio ambiente: o principal objetivo da Tractebel. 

Notícias relacionadas

Design_sem_nome_1

Complexo Eólico: cuidado com a natureza e a comunidade

Tractebel foi contratada para realizar estudos ambientais envolvendo a instalação de 23 parques eólicos, no Nordeste do país

Saiba mais
25 Aug 2023
AdobeStock_192946225

Ranking coloca a Tractebel como a melhor empresa de hidroenergia do mundo

O ranking anual da Engineering News-Record 2022 elegeu as melhores empresas em diversas áreas de atuação da engenharia. A Tractebel ficou em primeiro lugar na área de...

Saiba mais
21 Dec 2022
Design_sem_nome_7

Marco Legal do Saneamento: Tractebel se prepara para atuar em projetos da lei federal

A Tractebel se juntou a associações para acompanhar o andamento de licitações e ajudar o Brasil a atingir uma meta ambiciosa de saneamento básico 

Saiba mais
24 Nov 2022
6_CNAAA

Retomada da construção de Angra 3 avança

O consórcio liderado pela Tractebel acaba de finalizar a primeira etapa do projeto de retomada de construção da usina nuclear que fica no Rio de Janeiro. O reator terá a...

Saiba mais
16 Nov 2022