Conheça a Suri! Guaxinim resgatada em obra no sul do país

06 Apr 2022

A filhote recém-nascida foi encontrada por biólogos e levada para receber cuidados veterinários

A Tractebel está envolvida na ampliação de Linhas de Transmissão em Florianópolis, Santa Catarina. Uma das frentes de trabalho conta com biólogos que, diariamente, fazem um mapeamento das áreas que já receberam instalações e outras que ainda receberão estruturas. O objetivo é realocar animais que estão no caminho das obras para áreas vizinhas, que foram preservadas e delimitadas por órgãos ambientais para minimizar impactos à fauna.

No início deste ano, durante o trabalho de rotina, duas biólogas encontraram uma Mão-Pelada (espécie de Guaxinim) com um filhote próximos a um bambuzal. “Imediatamente, a decisão da equipe foi paralisar as obras, se afastar e esperar que a mãe levasse o filhote para outra área, naturalmente.”, afirmou Raphael Farage Freitas, coordenador da empresa contratada pela Tractebel.

O dia seguinte

A equipe demarcou a região para voltar um dia depois e checar se a estratégia deu certo. Mas quando os biólogos chegaram à área, perceberam um problema:

 
     
A mãe estava na copa das árvores. Possivelmente não conseguiu carregar o filhote. Logo depois, fugiu do local. 
 
O filhote foi deixado sozinho, encurralado ao pé das árvores.

 

O resgate

A bióloga se aproximou cuidadosamente e percebeu que o filhote se tratava de uma fêmea, com poucos dias de vida, com os olhos fechados e que ainda não conseguia andar ou correr. Nessas condições, ela não sobreviveria sozinha na mata e, por isso, precisou ser resgatada.

      Bióloga da CEDRO no primeiro contato com o animal 

A filhote foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS de Santa Catarina. Ela chegou com apenas 458 gramas, passou por exames, começou a ser alimentada com a ajuda de mamadeira e foi batizada como Suri. Ela reagiu bem ao novo ambiente e, com o passar das semanas, abriu os olhos e ganhou peso.

 
     
Com algumas semanas, Suri abriu os olhos.   Hoje, ganhou peso e já se alimenta sozinha.

 

Os veterinários do CETAS ainda não têm previsão de quando Suri será devolvida à natureza. Desde quando a obra da Linha de Transmissão começou, este foi o primeiro resgate realizado. Os outros animais avistados na área foram espontaneamente para as matas vizinhas, que permanecem preservadas.

Evolução com respeito ao meio ambiente: o principal objetivo da Tractebel. 

Notícias relacionadas

AdobeStock_341777324

Afinal, o que é essa tal Realidade Aumentada?

Conversamos com Vincent Doré, gerente de dados e soluções digitais da Tractebel, para descobrir o que é realidade aumentada, os benefícios sem precedentes que a...

Saiba mais
03 May 2022
MicrosoftTeams_image_21

Água potável para mais de 4 mil pessoas: saúde, dignidade e sustentabilidade em um só projeto

Nova planta de dessalinização, no Nordeste, funcionará com energia de usina fotovoltaica

Saiba mais
23 Mar 2022
20220220_083213

Nova usina dobrará a capacidade de produção de eletricidade da Etiópia

P

Saiba mais
15 Mar 2022
Vertedouro_CFD

Simulações 3D: soluções inovadoras para projetos hidráulicos

Softwares para simulação em Fluidodinâmica Computacional se tornaram aliados da engenharia para analisar os melhores critérios e metodologias a serem adotados em projetos...

Saiba mais
15 Feb 2022