Afinal, o que é essa tal Realidade Aumentada?

03 May 2022

Conversamos com Vincent Doré, gerente de dados e soluções digitais da Tractebel, para descobrir o que é realidade aumentada, os benefícios sem precedentes que a tecnologia traz em monitoramento, redução de custos e riscos dos projetos.

Você se lembra da febre mundial chamada Pokémon Go? Quando as pessoas passaram a maior parte de 2016 pegando Pikachus e outros personagens virtuais, em locais públicos, que só eram possíveis de serem vistos (e capturados) nas telas dos smartphones? Para muitos de nós, essa foi a introdução à realidade aumentada (AR, do inglês). Agora imagine aplicar essa mesma tecnologia em canteiros de obras: sobrepondo um modelo 3D a um local que vai receber um projeto de engenharia, revelando discrepâncias nas fases de monitoramento, operação e manutenção. É assim que o Tractebel usa a AR para detectar e prevenir problemas! Nosso gerente de dados e soluções digitais, Vincent Doré, nos conta tudo sobre essa tecnologia fascinante e de ponta.

Como e quando a Tractebel começou a usar a tecnologia e quais os benefícios para uma empresa de engenharia?

Há alguns anos, durante um projeto de implantação de uma solução de realidade virtual (VR), identificamos o potencial da realidade aumentada, no curto prazo, para o monitoramento de nossos projetos. Quando as soluções de AR começaram a ser suficientemente maduras, no meio da pandemia, fizemos testes e benchmarks confirmando as vantagens e o valor agregado dessa tecnologia. Assim que as medidas de combate à Covid-19 foram flexibilizadas, fomos à campo usar a nova metodologia em projetos.

Gerente de projeto Thuy Pham & Vincent Doré usando AR para monitoramento de projetos nos arredores de Paris, França

Por que a AR é uma solução ideal para os clientes?

A tecnologia oferece uma forma completamente nova de trabalhar e monitorar os empreendimentos. Ao sobrepor um modelo BIM sobre o local onde o projeto será implantado ou já está em andamento podemos detectar discrepâncias e fazer análises complexas de forma simplificada, no local, e discutir sobre isso imediatamente. Problemas podem ser detectados em um estágio inicial, permitindo que nossos clientes reduzam seus riscos e custos de planejamento.

Como a AR se liga à realidade virtual?

Nossas soluções de realidade virtual (VR) são complementares. Até o momento, as melhores opções de hardwares e softwares do mercado oferecem VR e AR separadamente. Usamos a realidade virtual durante as fases de design, avaliações e apresentações de nossos projetos aos clientes. Depois, a realidade aumentada assume o controle nas fases de monitoramento, operação e manutenção.

Para o futuro, já estamos de olho em tecnologias avançadas que melhorem ainda mais as entregas aos nossos clientes.

Tractebel Vincent Doré

Vincent Doré, gerente de dados e soluções digitais

Explore nossas soluções digitais.

Notícias relacionadas

Capa_wide

Conheça a Suri! Guaxinim resgatada em obra no sul do país

A filhote recém-nascida foi encontrada por biólogos e levada para receber cuidados veterinários

Saiba mais
06 Apr 2022
MicrosoftTeams_image_21

Água potável para mais de 4 mil pessoas: saúde, dignidade e sustentabilidade em um só projeto

Nova planta de dessalinização, no Nordeste, funcionará com energia de usina fotovoltaica

Saiba mais
23 Mar 2022
20220220_083213

Nova usina dobrará a capacidade de produção de eletricidade da Etiópia

P

Saiba mais
15 Mar 2022
Vertedouro_CFD

Simulações 3D: soluções inovadoras para projetos hidráulicos

Softwares para simulação em Fluidodinâmica Computacional se tornaram aliados da engenharia para analisar os melhores critérios e metodologias a serem adotados em projetos...

Saiba mais
15 Feb 2022