Parques solares flutuantes no mar?

25 Oct 2021
Especialistas da Tractebel e parceiros desenvolveram uma tecnologia inovadora para a aplicação de painéis solares fotovoltaicos no Mar do Norte, na Bélgica. A iniciatia ganhou o Blue Innovation Awards 2021 entre 20 projetos participantes. 

Em países como a Bélgica, encontrar uma área grande o suficiente para receber uma usina de energia solar pode ser quase impossível. Por isso, há mais de três anos, especialistas em energia renovável vêm desenvolvendo uma forma de superar esse obstáculo: o projeto MPVAqua. Juntamente com a Universidade de Ghent, fabricante de painéis solares Soltech e as empresas de dragagem Jan De Nul e DEME, estamos trabalhando no primeiro sistema de energia solar flutuante do mundo, no Mar do Norte belga. Os parceiros são todos membros da Blue Cluster, uma organização composta por empresas empenhadas em promover o crescimento azul - o uso sustentável dos recursos oceânicos - na região da Flandres.   

Desafio: painéis solares flutuantes em um ambiente marinho 

O projeto enfrenta muitos desafios, como o desenvolvimento de estruturas flutuantes para sustentar painéis solares capazes de suportar as ondas do mar. Uma extensa pesquisa também está em andamento sobre o impacto das fazendas solares offshore no ecossistema marinho. As instalações do MPVAqua devem oferecer uma ótima integração com o meio ambiente, garantindo que os componentes não inibam o crescimento de algas e outras formas de vida marinha. Vários estudos estão sendo feitos para que a produção de energia seja compatível com o ambiente marinho e a aquicultura.  

Além disso, para seguir o propósito sustentável, o empreendimento foi pensado para não exigir manutenção ou envio de embarcações cujo custo não possa ser compensado com o rendimento energético. A Tractebel elaborou o projeto e realizou testes de laboratório para atingir esses objetivos. O resultado é um sistema de energia à prova de falhas! 

Processo de patente 

Os testes de laboratório até o momento foram bem-sucedidos e o projeto está completo. Um pedido de patente foi lançado. Se tudo correr conforme o planejado, uma base de teste será instalada a menos de um quilômetro da cidade costeira belga de Ostend. O primeiro parque solar offshore comercial deve ser construído entre cinco e dez anos. Esse tipo de produção de energia, produzida em larga escala, tem potencial para gerar quantidades significativas de energia renovável com custo competitivo, contribuindo para um futuro sustentável. 

MPVAqua vence concurso em Dubai  

O projeto MPVAqua foi o vencedor do Blue Innovation Awards 2021, em Dubai, na categoria Swell (para iniciativas colaborativas) entre 20 outros projetos apresentados por 50 organizações. A cada ano, a premiação destaca projetos, produtos e serviços de empresas e órgãos governamentais que promovem atividades econômicas sustentáveis ​​e inovadoras relacionadas ao ambiente marinho.   

 

"Este projeto representa uma inovação real em energia sustentável. Na Bélgica, os painéis solares são geralmente colocados nos telhados de casas e edifícios pela dificuldade de encontrar grandes terrenos para implantar placas fotovoltaicas." 

Tine Boon, gerente de produto, Energia Eólica – Tractebel Bélgica  

 

Saiba mais sobre Blue Cluster

Notícias relacionadas

Design_sem_nome_1

Complexo Eólico: cuidado com a natureza e a comunidade

Tractebel foi contratada para realizar estudos ambientais envolvendo a instalação de 23 parques eólicos, no Nordeste do país

Saiba mais
25 Aug 2023
AdobeStock_192946225

Ranking coloca a Tractebel como a melhor empresa de hidroenergia do mundo

O ranking anual da Engineering News-Record 2022 elegeu as melhores empresas em diversas áreas de atuação da engenharia. A Tractebel ficou em primeiro lugar na área de...

Saiba mais
21 Dec 2022
Design_sem_nome_7

Marco Legal do Saneamento: Tractebel se prepara para atuar em projetos da lei federal

A Tractebel se juntou a associações para acompanhar o andamento de licitações e ajudar o Brasil a atingir uma meta ambiciosa de saneamento básico 

Saiba mais
24 Nov 2022
6_CNAAA

Retomada da construção de Angra 3 avança

O consórcio liderado pela Tractebel acaba de finalizar a primeira etapa do projeto de retomada de construção da usina nuclear que fica no Rio de Janeiro. O reator terá a...

Saiba mais
16 Nov 2022