Pioneirismo: armazenamento de hidrogênio em alto-mar

17 Dec 2021

A solução abre um novo caminho para a produção de hidrogênio em larga escala

A Tractebel e empresas parceiras desenvolveram o primeiro conceito de infraestrutura offshore do mundo capaz de comprimir e armazenar até 1,2 milhão de m³ de hidrogênio. Ele será estocado em cavernas de sal subterrâneas, antes que o gás seja transportado através da rede de gasodutos até, finalmente, chegar aos consumidores.

Atendendo às demandas do futuro

O hidrogênio verde gerado a partir das usinas eólicas offshore está se tornando um componente importante na transição da matriz energética global. Mas para promover uma mudança efetiva, é necessário que a produção desse combustível atinja escala industrial. Serão necessárias grandes quantidades de hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis para suprir as demandas futuras e plantas offshore são essenciais nesse processo.

Em 2019, A Tractebel inovou para atender a essa demanda com o desenvolvimento de um conceito único de plataformas de hidrogênio. No ano seguinte, foi criada uma versão otimizada e escalável do estudo. Agora, surgiu o projeto de processamento e armazenamento de hidrogênio em cavernas no oceano.

Infraestrutura offshore

O sistema consiste em uma plataforma para a operação das cavernas e uma série de outras plataformas de compressão que permitem um aumento gradual de armazenamento. O estudo assume uma capacidade equivalente à conversão de 2 GW de energia eólica offshore em hidrogênio verde. Extensões e adaptações individuais são possíveis a qualquer momento.

 “Os hubs de hidrogênio offshore também facilitam a integração da produção de hidrogênio em menor escala, o que é esperado pelo crescimento dos parques eólicos no oceano, no futuro. Ao mesmo tempo, oferecem uma opção economicamente viável, pois a exportação e a compressão do hidrogênio produzido offshore podem ser agrupadas. Isso reduz significativamente os custos gerais dos projetos”, afirma Klaas Oltmann, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Tractebel Overdick GmbH.

Solução poderosa com um efeito sustentável

O novo conceito pode processar 400.000 Nm3 / h de hidrogênio, que é armazenado a uma pressão de até 180 bar. Essas instalações protegem os picos de produção, otimizam as taxas de fluxo e, portanto, permitem um projeto mais econômico. As estruturas podem ainda usar diretamente o hidrogênio verde em vez de outras fontes de energia para suas operações. Isso contribui para a descarbonização.

 

“O Mar do Norte é bem adequado para essa solução devido às suas condições geológicas e formações subterrâneas de sal. As cavernas são perfuradas dessa forma para criar grandes volumes de armazenamento. Esse armazenamento é necessário no longo prazo porque será um alicerce essencial para o sucesso da transição energética e pode equilibrar a divergência entre oferta e demanda desse tipo de combustível. Nesse caso, o tamanho proposto da instalação de armazenamento offshore é apenas um ponto de partida.

 
   

Klaas Oltmann, Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Tractebel Overdick

 

Trabalho em equipe

Além de especialistas em energia renovável e offshore da Tractebel, as equipes de engenharia da DEEP.KBB GmbH e PSE Engineering GmbH, com seus muitos anos de experiência, também estão envolvidas no estudo. Essa aliança facilitou o desenvolvimento completo do conceito, desde a geologia até os equipamentos de processamento. Este know-how agregado é a base para melhorias dos hubs de hidrogênio offshore e futuros projetos de H2.

Especialistas da Tractebel e empresas parceiras desenvolveram o primeiro conceito de cavernas de hidrogênio offshore.

O conceito da Tractebel para um hub de hidrogênio offshore inclui duas plataformas de compressores e uma plataforma de cabeça (direita).

Representação transversal da inovadora infraestrutura offshore e das cavernas de sal.

Descubra nossas soluções em hidrogênio e portfólio de projetos. 

 

Notícias relacionadas

Design_sem_nome_1

Complexo Eólico: cuidado com a natureza e a comunidade

Tractebel foi contratada para realizar estudos ambientais envolvendo a instalação de 23 parques eólicos, no Nordeste do país

Saiba mais
25 Aug 2023
AdobeStock_192946225

Ranking coloca a Tractebel como a melhor empresa de hidroenergia do mundo

O ranking anual da Engineering News-Record 2022 elegeu as melhores empresas em diversas áreas de atuação da engenharia. A Tractebel ficou em primeiro lugar na área de...

Saiba mais
21 Dec 2022
Design_sem_nome_7

Marco Legal do Saneamento: Tractebel se prepara para atuar em projetos da lei federal

A Tractebel se juntou a associações para acompanhar o andamento de licitações e ajudar o Brasil a atingir uma meta ambiciosa de saneamento básico 

Saiba mais
24 Nov 2022
6_CNAAA

Retomada da construção de Angra 3 avança

O consórcio liderado pela Tractebel acaba de finalizar a primeira etapa do projeto de retomada de construção da usina nuclear que fica no Rio de Janeiro. O reator terá a...

Saiba mais
16 Nov 2022