Grande obra de macrodrenagem no Pará tem etapas concluídas

28 Jan 2021

O ano de 2021 começou com um marco importante para os moradores de Belém: foram entregues dois dos três trechos das obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, localizada na região Sul da capital do Pará. Um projeto emblemático, muito aguardado pela população, que sofria há anos com os constantes alagamentos na região provocados por chuvas intensas. 

A entrega das obras de retificação do canal e de infraestrutura urbana foi realizada no dia em que Belém completou 405 anos de fundação.

Desde 2012 atuando no projeto, nossa equipe já realizou estudos hidrológicos, hidráulicos e projetos básicos para ampliar a capacidade de escoamento dos canais da bacia e hoje trabalha no gerenciamento técnico e a fiscalização das obras, além de atuar também na atualização dos projetos do programa, no processo de desapropriação dos imóveis e na assistência social às famílias remanejadas para novas unidades habitacionais.

Vista da Passarela da Passagem Vilhena e Galpão Pré-Moldados

Ainda para este ano, estão previstos a entrega da estação de tratamento de esgoto e a entrega de unidades habitacionais, que devem ser realizados em abril desse ano. Já o terceiro e último trecho das obras no canal, entre a passagem 2 de Junho e a travessa Vileta, deve ser finalizado no início do ano que vem.

É uma honra para a Tractebel participar deste importante projeto que visa resgatar a dignidade de uma parcela significativa da população belemense, abrangendo bairros de extrema pobreza com altos índices de criminalidade. A equipe multidisciplinar da Tractebel em Belém, formada por engenheiros, técnicos, administradores e assistentes sociais, desenvolveu de forma competente e uníssona o apoio técnico à gestão dessa implantação ao cliente, onde o sentimento de realização extravasa o simples dever cumprido, ao se observar os sorrisos leves e soltos das crianças que hoje transitam em solo firme”, comenta Hélio Brazão, gerente do projeto.

As intervenções proporcionadas nesse projeto oferecem progressos para a vida de aproximadamente 230 mil pessoas, que passam a ter acesso a condições melhores de vida, saúde, saneamento, mobilidade urbana, segurança, além de adequar o uso e ocupação do solo e reduzir impactos no meio ambiente.

Passarela da Passagem Vilhena

Notícias relacionadas

Design_sem_nome_1

Complexo Eólico: cuidado com a natureza e a comunidade

Tractebel foi contratada para realizar estudos ambientais envolvendo a instalação de 23 parques eólicos, no Nordeste do país

Saiba mais
25 Aug 2023
AdobeStock_192946225

Ranking coloca a Tractebel como a melhor empresa de hidroenergia do mundo

O ranking anual da Engineering News-Record 2022 elegeu as melhores empresas em diversas áreas de atuação da engenharia. A Tractebel ficou em primeiro lugar na área de...

Saiba mais
21 Dec 2022
Design_sem_nome_7

Marco Legal do Saneamento: Tractebel se prepara para atuar em projetos da lei federal

A Tractebel se juntou a associações para acompanhar o andamento de licitações e ajudar o Brasil a atingir uma meta ambiciosa de saneamento básico 

Saiba mais
24 Nov 2022
6_CNAAA

Retomada da construção de Angra 3 avança

O consórcio liderado pela Tractebel acaba de finalizar a primeira etapa do projeto de retomada de construção da usina nuclear que fica no Rio de Janeiro. O reator terá a...

Saiba mais
16 Nov 2022