Grande obra de macrodrenagem no Pará tem etapas concluídas

28 Jan 2021

O ano de 2021 começou com um marco importante para os moradores de Belém: foram entregues dois dos três trechos das obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, localizada na região Sul da capital do Pará. Um projeto emblemático, muito aguardado pela população, que sofria há anos com os constantes alagamentos na região provocados por chuvas intensas. 

A entrega das obras de retificação do canal e de infraestrutura urbana foi realizada no dia em que Belém completou 405 anos de fundação.

Desde 2012 atuando no projeto, nossa equipe já realizou estudos hidrológicos, hidráulicos e projetos básicos para ampliar a capacidade de escoamento dos canais da bacia e hoje trabalha no gerenciamento técnico e a fiscalização das obras, além de atuar também na atualização dos projetos do programa, no processo de desapropriação dos imóveis e na assistência social às famílias remanejadas para novas unidades habitacionais.

Vista da Passarela da Passagem Vilhena e Galpão Pré-Moldados

Ainda para este ano, estão previstos a entrega da estação de tratamento de esgoto e a entrega de unidades habitacionais, que devem ser realizados em abril desse ano. Já o terceiro e último trecho das obras no canal, entre a passagem 2 de Junho e a travessa Vileta, deve ser finalizado no início do ano que vem.

É uma honra para a Tractebel participar deste importante projeto que visa resgatar a dignidade de uma parcela significativa da população belemense, abrangendo bairros de extrema pobreza com altos índices de criminalidade. A equipe multidisciplinar da Tractebel em Belém, formada por engenheiros, técnicos, administradores e assistentes sociais, desenvolveu de forma competente e uníssona o apoio técnico à gestão dessa implantação ao cliente, onde o sentimento de realização extravasa o simples dever cumprido, ao se observar os sorrisos leves e soltos das crianças que hoje transitam em solo firme”, comenta Hélio Brazão, gerente do projeto.

As intervenções proporcionadas nesse projeto oferecem progressos para a vida de aproximadamente 230 mil pessoas, que passam a ter acesso a condições melhores de vida, saúde, saneamento, mobilidade urbana, segurança, além de adequar o uso e ocupação do solo e reduzir impactos no meio ambiente.

Passarela da Passagem Vilhena

Notícias relacionadas

MG_1757_2

Tractebel apoia clientes na jornada de transição de carbono

Com mais de 8,5 milhões de km² de extensão, o Brasil tem uma grande diversidade de terrenos e formações geológicas, o que possibilita gerar uma...

Saiba mais
20 Nov 2020
WhatsApp_Image_2020_07_07_at_15_32_49_1

Projeto de saneamento integrado da bacia do Tucunduba

Localizado na cidade de Belém, no Estado do Pará, o projeto visa requalificar o território através de ações específicas voltadas à resiliência urbana, recuperação de áreas...

Saiba mais
26 Out 2020
BIM_UHE_Sao_simao

Modernização e tecnologia BIM 4D

Planejar projetos de modernização de plantas industriais de forma ágil e eficiente. Assista ao vídeo e saiba mais sobre esse serviço inovador que a Tractebel realiza...

Saiba mais
01 Out 2020
AdobeStock_313196525

Índices multimétricos para medir impactos de empreendimentos

Imagine uma ferramenta que permite comparar as mudanças socioambientais antes e depois da implantação de empreendimentos, baseado em várias...

Saiba mais
14 Ago 2020