Diversificando a matriz energética no Brasil

09 Jul 2021

A conclusão da Usina Nuclear de Angra 3 permitirá a geração de mais de 1.4 GW de energia elétrica por ano, o suficiente para abastecer cerca de seis milhões de residências.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fechou contrato com o consórcio Angra Eurobras NES, formado pela Tractebel Engineering SA e Empresarios Agrupados, para estruturar o projeto de conclusão de Angra 3, no Rio de Janeiro, Brasil. A contratação do consórcio faz parte dos serviços técnicos que o BNDES presta desde 2019 à Eletronuclear, dona da usina nuclear.

Concluindo o reator de Angra 3, quase quatro décadas depois

A construção de Angra 3 começou originalmente em 1984, mas foi suspensa duas vezes, a última vez em 2015, quando mais de 60% da obra já havia sido concluída. O reator, agora programado para entrar em operação no final de 2026, contribuirá significativamente para a segurança do abastecimento de energia do país.

O consórcio terá papel fundamental na retomada das obras da unidade. Supervisionará a definição dos investimentos necessários e o planejamento detalhado, além de assessorar na contratação de construtoras para realizar o projeto com sucesso. “A contratação do consórcio, formado por empresas com larga experiência em assessoria na implantação de usinas nucleares em todo o mundo, permitirá que o mercado seja desenhado com a confiança necessária para atrair parceiros construtores de primeira linha e uma ampla gama de agentes financeiros no Brasil e ao redor do mundo", disse Leonardo Cabral, diretor de Privatizações do BNDES.

Garantir o fornecimento de eletricidade para reduzir a vulnerabilidade climática

Diversificar a matriz energética é fundamental para o Brasil. O país é fortemente dependente da energia hidrelétrica para sua produção de eletricidade, e grandes secas em 2001 e 2015 causaram escassez de energia e água, especialmente nas áreas urbanas. As duas usinas nucleares, Angra 1 e 2, respondem por apenas 3% da energia elétrica do Brasil, enquanto a hidrelétricas representam 65%. O consumo de eletricidade per capita também quase dobrou desde 1990, atingindo 2.400 kWh / ano em 2018. A vulnerabilidade do país às mudanças climáticas levou o governo a tomar medidas, incluindo a conclusão de Angra 3, para reduzir sua dependência da energia hidrelétrica.

          

É de suma importância para o Brasil diversificar sua matriz energética para enfrentar os desafios do aquecimento global. A energia nuclear pode desempenhar um papel, complementando as fontes de energia renováveis intermitentes e aumentando a confiabilidade do sistema elétrico. O projeto, que será liderado pela Tractebel no Brasil em parceria com a Tractebel na Bélgica e Empresarios Agrupados da Espanha, definirá os investimentos necessários para a conclusão de Angra 3, o cronograma detalhado de construção e as especificações do modelo de contrato para um ou mais empreiteiros de engenharia, aquisição e construção. A decisão do BNDES de contratar o consórcio mostra que somos considerados mundialmente um parceiro confiável, experiente e competente para a implantação desses projetos, e permitirá que a Tractebel no Brasil se posicione no mercado nuclear no futuro”.disse Paulo Coelho, Gerente Comercial da Tractebel na América Latina.

Em 2 de julho de 2021, a reunião oficial virtual de lançamento reuniu mais de 55 participantes, incluindo o presidente da Eletrobras (a maior empresa pública de energia do Brasil), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o presidente da Eletronuclear (Proprietária e operadora de Angra 3) e representantes do Ministério da Energia e Economia. A participação de altos representantes do governo brasileiro mostra a importância do projeto para o país.

Saiba mais sobre nossa experiência nuclear AQUI.

Notícias relacionadas

Design_sem_nome_1

Complexo Eólico: cuidado com a natureza e a comunidade

Tractebel foi contratada para realizar estudos ambientais envolvendo a instalação de 23 parques eólicos, no Nordeste do país

Saiba mais
25 Aug 2023
AdobeStock_192946225

Ranking coloca a Tractebel como a melhor empresa de hidroenergia do mundo

O ranking anual da Engineering News-Record 2022 elegeu as melhores empresas em diversas áreas de atuação da engenharia. A Tractebel ficou em primeiro lugar na área de...

Saiba mais
21 Dec 2022
Design_sem_nome_7

Marco Legal do Saneamento: Tractebel se prepara para atuar em projetos da lei federal

A Tractebel se juntou a associações para acompanhar o andamento de licitações e ajudar o Brasil a atingir uma meta ambiciosa de saneamento básico 

Saiba mais
24 Nov 2022
6_CNAAA

Retomada da construção de Angra 3 avança

O consórcio liderado pela Tractebel acaba de finalizar a primeira etapa do projeto de retomada de construção da usina nuclear que fica no Rio de Janeiro. O reator terá a...

Saiba mais
16 Nov 2022