Chile produz sua primeira molécula de hidrogênio verde para veículos não poluentes

01 Set 2021

Presidente chileno inaugura projeto piloto desenvolvido pela Anglo American em que a Tractebel atuou como EPC. Trata-se de um gerador de hidrogênio verde e uma estação de abastecimento de veículos – um marco para impulsionar a descarbonização na mineração.  

Mesmo com céu nublado e o público limitado por causa das medidas de segurança contra Covid-19, o clima foi de festa quando o presidente chileno Sebastian Piñera ligou o equimanto inovador, inaugurando assim, a primeira instalação de hidrogênio verde do país, no setor de mineração. Ele chamou o projeto da estação de abastecimento e produção de hidrogênio verde da Anglo American de "um marco histórico". A cerimônia ocorreu nas instalações da empresa em Las Tórtolas, na Região Metropolitana de Santiago, no dia 23 de agosto.

Juan Carlos Jobet, Ministro de Minas e Energia, Loreto Maturana, Gerente de Projetos de Energia da Anglo American e o Presidente Sebastian Piñera testemunham o primeiro abastecimento de um veículo com hidrogênio verde.

Primero gerador de hidrogênio verde para zerar a emissão de carbono de veículos

Foi um momento de orgulho para a Tractebel e parceiros ao ver uma empilhadeira sendo abastecida por hidrogênio verde, depois de um trabalho incansável neste projeto pioneiro. Os especialistas em hidrogênio da Tractebel foram fundamentais em todo o processo fabricação, transporte, instalação e comissionamento. Foi um contrado de engenharia, aquisição e construção (EPC) para a Anglo American, com o apoio da ENGIE.

O projeto consiste em uma estação de produção, compressão, armazenamento e fornecimento de hidrogênio verde a partir de energia fotovoltaica. Como a estação usa água residual das operações de mineração, o único subproduto desse processo é o oxigênio, que é liberado para a atmosfera.

 

Abastecimento em três minutos com oito horas de autonomia

A empilhadeira é equipada com uma célula de combustível que é carregada com hidrogênio sob pressão para ser usado como combustível. O abastecimento total da célula dura entre três e cinco minutos e gera uma autonomia de aproximadamente oito horas. O tempo de carregamento é menor que o de uma bateria elétrica convencional, permitindo uma operação rápida e segura sem comprometer as operações logísticas. Com a tecnologia, há a possibilidade de reduzir a emissão de 24 a 57 toneladas de CO2 no meio ambiente, por ano.

 

Empilhadeira abastecida com hidrogênio verde

 

Equipe Tractebel

 

 

Equipes da Tractebel e da Anglo American 

 

 

“Este projeto pioneiro não teria sido possível sem o apoio e a dedicação de toda a equipe. Adquirimos uma grande e inestimável quantidade de experiência, que esperamos aplicar no crescimento do hidrogênio no Chile e em todo o mundo. Encararemos nossos próximos projetos com entusiasmo renovado, reforçando nosso compromisso em apoiar os clientes no cumprimento de seus objetivos de descarbonização ”.

Sebastian Aravena, Gerente de Projeto da Tractebel

   

 

 

 

   

 

Saiba mais sobre veículos movidos a hidrogênio verde neste vídeo de dois minutos

 

Descubra nossas soluções de hidrogênio e portfólio de projetos.

Notícias relacionadas

Blog_Tractebel_protonterapia

Protonterapia: tratamento pode revolucionar a oncologia no Brasil

Protonterapia: tecnologia de radioterapia de alta precisão que atinge o câncer de forma eficaz e minimiza efeitos colaterais. Descubra os desafios e avanços globais para a...

Saiba mais
10 Abr 2025
carbono_zero

Não basta ser net zero em carbono, é preciso cuidar também da biodiversidade

Soluções da Tractebel para equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente. Com modelagem de sistemas ambientais, ajudamos empreendimentos a avaliar impactos na...

Saiba mais
17 Mar 2025
BRK

Tractebel ajuda a BRK Ambiental a reduzir os custos de uma obra na Estação de Tratamento de Água de Uruguaiana

Solução proposta reduz em 75% os custos para disposição final de resíduos do tratamento de água.

Saiba mais
20 Fev 2025
Surto_norovirus

Carnaval chegando: como evitar um novo surto de norovírus

Investimento em infraestrutura sanitária pode mitigar riscos à saúde.

Saiba mais
20 Fev 2025