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Saiba maisPresidente chileno inaugura projeto piloto desenvolvido pela Anglo American em que a Tractebel atuou como EPC. Trata-se de um gerador de hidrogênio verde e uma estação de abastecimento de veículos – um marco para impulsionar a descarbonização na mineração.
Mesmo com céu nublado e o público limitado por causa das medidas de segurança contra Covid-19, o clima foi de festa quando o presidente chileno Sebastian Piñera ligou o equimanto inovador, inaugurando assim, a primeira instalação de hidrogênio verde do país, no setor de mineração. Ele chamou o projeto da estação de abastecimento e produção de hidrogênio verde da Anglo American de "um marco histórico". A cerimônia ocorreu nas instalações da empresa em Las Tórtolas, na Região Metropolitana de Santiago, no dia 23 de agosto.
Juan Carlos Jobet, Ministro de Minas e Energia, Loreto Maturana, Gerente de Projetos de Energia da Anglo American e o Presidente Sebastian Piñera testemunham o primeiro abastecimento de um veículo com hidrogênio verde.
Primero gerador de hidrogênio verde para zerar a emissão de carbono de veículos
Foi um momento de orgulho para a Tractebel e parceiros ao ver uma empilhadeira sendo abastecida por hidrogênio verde, depois de um trabalho incansável neste projeto pioneiro. Os especialistas em hidrogênio da Tractebel foram fundamentais em todo o processo fabricação, transporte, instalação e comissionamento. Foi um contrado de engenharia, aquisição e construção (EPC) para a Anglo American, com o apoio da ENGIE.
O projeto consiste em uma estação de produção, compressão, armazenamento e fornecimento de hidrogênio verde a partir de energia fotovoltaica. Como a estação usa água residual das operações de mineração, o único subproduto desse processo é o oxigênio, que é liberado para a atmosfera.
Abastecimento em três minutos com oito horas de autonomia
A empilhadeira é equipada com uma célula de combustível que é carregada com hidrogênio sob pressão para ser usado como combustível. O abastecimento total da célula dura entre três e cinco minutos e gera uma autonomia de aproximadamente oito horas. O tempo de carregamento é menor que o de uma bateria elétrica convencional, permitindo uma operação rápida e segura sem comprometer as operações logísticas. Com a tecnologia, há a possibilidade de reduzir a emissão de 24 a 57 toneladas de CO2 no meio ambiente, por ano.
Equipes da Tractebel e da Anglo American
Saiba mais sobre veículos movidos a hidrogênio verde neste vídeo de dois minutos
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