Chile produz sua primeira molécula de hidrogênio verde para veículos não poluentes

01 Sep 2021

Presidente chileno inaugura projeto piloto desenvolvido pela Anglo American em que a Tractebel atuou como EPC. Trata-se de um gerador de hidrogênio verde e uma estação de abastecimento de veículos – um marco para impulsionar a descarbonização na mineração.  

Mesmo com céu nublado e o público limitado por causa das medidas de segurança contra Covid-19, o clima foi de festa quando o presidente chileno Sebastian Piñera ligou o equimanto inovador, inaugurando assim, a primeira instalação de hidrogênio verde do país, no setor de mineração. Ele chamou o projeto da estação de abastecimento e produção de hidrogênio verde da Anglo American de "um marco histórico". A cerimônia ocorreu nas instalações da empresa em Las Tórtolas, na Região Metropolitana de Santiago, no dia 23 de agosto.

Juan Carlos Jobet, Ministro de Minas e Energia, Loreto Maturana, Gerente de Projetos de Energia da Anglo American e o Presidente Sebastian Piñera testemunham o primeiro abastecimento de um veículo com hidrogênio verde.

Primero gerador de hidrogênio verde para zerar a emissão de carbono de veículos

Foi um momento de orgulho para a Tractebel e parceiros ao ver uma empilhadeira sendo abastecida por hidrogênio verde, depois de um trabalho incansável neste projeto pioneiro. Os especialistas em hidrogênio da Tractebel foram fundamentais em todo o processo fabricação, transporte, instalação e comissionamento. Foi um contrado de engenharia, aquisição e construção (EPC) para a Anglo American, com o apoio da ENGIE.

O projeto consiste em uma estação de produção, compressão, armazenamento e fornecimento de hidrogênio verde a partir de energia fotovoltaica. Como a estação usa água residual das operações de mineração, o único subproduto desse processo é o oxigênio, que é liberado para a atmosfera.

 

Abastecimento em três minutos com oito horas de autonomia

A empilhadeira é equipada com uma célula de combustível que é carregada com hidrogênio sob pressão para ser usado como combustível. O abastecimento total da célula dura entre três e cinco minutos e gera uma autonomia de aproximadamente oito horas. O tempo de carregamento é menor que o de uma bateria elétrica convencional, permitindo uma operação rápida e segura sem comprometer as operações logísticas. Com a tecnologia, há a possibilidade de reduzir a emissão de 24 a 57 toneladas de CO2 no meio ambiente, por ano.

 

Empilhadeira abastecida com hidrogênio verde

 

Equipe Tractebel

 

 

Equipes da Tractebel e da Anglo American 

 

 

“Este projeto pioneiro não teria sido possível sem o apoio e a dedicação de toda a equipe. Adquirimos uma grande e inestimável quantidade de experiência, que esperamos aplicar no crescimento do hidrogênio no Chile e em todo o mundo. Encararemos nossos próximos projetos com entusiasmo renovado, reforçando nosso compromisso em apoiar os clientes no cumprimento de seus objetivos de descarbonização ”.

Sebastian Aravena, Gerente de Projeto da Tractebel

   

 

 

 

   

 

Saiba mais sobre veículos movidos a hidrogênio verde neste vídeo de dois minutos

 

Descubra nossas soluções de hidrogênio e portfólio de projetos.

Notícias relacionadas

AdobeStock_381692123

A mais extensa linha de transmissão do Chile vai transportar energia por 1.500 km

A linha de transmissão em corrente contínua de alta tensão (HVDC) transportará energia do norte para a região central do país. A Tractebel está apoiando a ENGIE (cliente)...

Saiba mais
23 Sep 2021
CarbonNeutral2

Tractebel se compromete em neutralizar carbono até 2022

Alinhado a seu propósito de projetar um futuro neutro em carbono e celebrar o Dia de Zero Emissões, a Tractebel anuncia compromisso de neutralizar emissão de CO2 em suas...

Saiba mais
21 Sep 2021
AdobeStock_167607597

EoR para monitorar estruturas ferroviárias

Uma metodologia utilizada em estruturas de barragens tem aplicação para estruturas de ferrovias? A gente te mostra que sim!

Saiba mais
04 Aug 2021
Post_Linkedin_varias_laudas_GIF_1

Estamos entre as maiores!

Somos a 6ª maior empresa de engenharia consultiva do Brasil, de acordo com o respeitado Ranking da Engenharia da revista O Empreiteiro.  

Saiba mais
29 Jul 2021