O Chile estabeleceu a meta de desativar todas as usinas térmicas à carvão até 2040. Para isso, sob o Plano Anual de Expansão da Transmissão, a Comissão Nacional de Energia do Chile (CEN) propôs a implantação de uma linha de transmissão em corrente contínua de alta tensão (HVDC) ligando Kimal, região de Antofagasta, a Lo Aguirre, região metropolitana. Com o projeto, será possível transportar a energia gerada a partir de usinas renováveis no norte do Chile, que atualmente não operam a plena capacidade devido a limitação no sistema de transmissão existente.
Supervisão da fase de pré-licitação
Os times de especialistas em transmissão da Tractebel no Chile e no Brasil, em parceria com a Engie Impact, estão atuando como Engenharia do Proprietário (Owner´s Engineer), para fornecer ao cliente total suporte durante a fase de pré-licitação para concessão e construção da Linha de Transmissão. Nosso contrato inclui os serviços de gerenciamento, revisão de projetos, engenharia básica para as subestações conversoras, estimativa de Capex e serviços de levantamento de campo. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados ainda no segundo semestre de 2021.
1.500 km de linha em HVDC para transportar energia renovável
Além da linha de transmissão em ± 600 kV HVDC, o projeto prevê a construção de duas subestações conversoras de corrente alternada para corrente contínua AC/DC. Também estão previstas linhas de transmissão em corrente alternada entre as novas subestações e as existentes em Kimal (220 kV) e Lo Aguirre (500 kV). A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2022 e terminem até dezembro de 2028.
"O cliente nos contratou com base em nossa expertise comprovada em serviços de engenharia para linhas de transmissão, incluindo projetos de linhas e subestações em HVDC realizados no Brasil. A colaboração entre nossas equipes no Chile e no Brasil foi essencial para garantir o contrato. Como o projeto irá reduzir a dependência do Chile pela utilização do carvão, aumentando a transmissão de energia renovável, está totalmente alinhado ao nosso propósito de projetar um futuro neutro em carbono." Danilo Ambrosio, Gerente de Desenvolvimento de Negócios