A mais extensa linha de transmissão do Chile vai transportar energia por 1.500 km

23 Sep 2021

A linha de transmissão em corrente contínua de alta tensão (HVDC) transportará energia do norte para a região central do país. A Tractebel está apoiando a ENGIE (cliente) durante a fase de preparação da proposta para a licitação.

O Chile estabeleceu a meta de desativar todas as usinas térmicas à carvão até 2040. Para isso, sob o Plano Anual de Expansão da Transmissão, a Comissão Nacional de Energia do Chile (CEN) propôs a implantação de uma linha de transmissão em corrente contínua de alta tensão (HVDC) ligando Kimal, região de Antofagasta, a Lo Aguirre, região metropolitana. Com o projeto, será possível transportar a energia gerada a partir de usinas renováveis no norte do Chile, que atualmente não operam a plena capacidade devido a limitação no sistema de transmissão existente.

Supervisão da fase de pré-licitação

Os times de especialistas em transmissão da Tractebel no Chile e no Brasil, em parceria com a Engie Impact, estão atuando como Engenharia do Proprietário (Owner´s Engineer), para fornecer ao cliente total suporte durante a fase de pré-licitação para concessão e construção da Linha de Transmissão. Nosso contrato inclui os serviços de gerenciamento, revisão de projetos, engenharia básica para as subestações conversoras, estimativa de Capex e serviços de levantamento de campo. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados ainda no segundo semestre de 2021.

1.500 km de linha em HVDC para transportar energia renovável

Além da linha de transmissão em ± 600 kV HVDC, o projeto prevê a construção de duas subestações conversoras de corrente alternada para corrente contínua AC/DC. Também estão previstas linhas de transmissão em corrente alternada entre as novas subestações e as existentes em Kimal (220 kV) e Lo Aguirre (500 kV). A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2022 e terminem até dezembro de 2028.

"O cliente nos contratou com base em nossa expertise comprovada em serviços de engenharia para linhas de transmissão, incluindo projetos de linhas e subestações em HVDC realizados no Brasil. A colaboração entre nossas equipes no Chile e no Brasil foi essencial para garantir o contrato. Como o projeto irá reduzir a dependência do Chile pela utilização do carvão, aumentando a transmissão de energia renovável, está totalmente alinhado ao nosso propósito de projetar um futuro neutro em carbono." Danilo Ambrosio, Gerente de Desenvolvimento de Negócios

Notícias relacionadas

CarbonNeutral2

Tractebel se compromete em neutralizar carbono até 2022

Alinhado a seu propósito de projetar um futuro neutro em carbono e celebrar o Dia de Zero Emissões, a Tractebel anuncia compromisso de neutralizar emissão de CO2 em suas...

Saiba mais
21 Sep 2021
Anglo_American_Tractebel_teams

Chile produz sua primeira molécula de hidrogênio verde para veículos não poluentes

Presidente chileno inaugura projeto piloto desenvolvido pela Anglo American em que a Tractebel atuou como EPC. Trata-se de um gerador de...

Saiba mais
01 Sep 2021
AdobeStock_167607597

EoR para monitorar estruturas ferroviárias

Uma metodologia utilizada em estruturas de barragens tem aplicação para estruturas de ferrovias? A gente te mostra que sim!

Saiba mais
04 Aug 2021
Post_Linkedin_varias_laudas_GIF_1

Estamos entre as maiores!

Somos a 6ª maior empresa de engenharia consultiva do Brasil, de acordo com o respeitado Ranking da Engenharia da revista O Empreiteiro.  

Saiba mais
29 Jul 2021