PAINÉIS SOLARES OFFSHORE DE ONDAS ALTAS SERÃO, EM BREVE, UMA REALIDADE

18 Jul 2019

Um consórcio entre a Tractebel, o Grupo Jan De Nul, a DEME, a Soltech e a Universidade de Gante tem o orgulho de anunciar o lançamento de um projeto inovador no campo da tecnologia solar flutuante marinha. Os parceiros acreditam fortemente que os painéis fotovoltaicos (PV) em águas offshore são uma das fontes essenciais de energia verde para o futuro. Combinada no mesmo local com a aquicultura e a energia eólica offshore, esta tecnologia inovadora permite uma utilização mais eficiente do espaço disponível.

Tecnologia solar offshore de ondas altas como um passo lógico no mercado de energia

Embora os custos da tecnologia solar fotovoltaica estarem em constante declínio, a evolução para aplicações offshore de ondas altas é o próximo passo lógico, após o PV flutuante de água doce em lagos e represas e aplicações offshore de ondas baixas em lagoas e outros ambientes protegidos. Fatores como a escassez de terra, a padronização em larga escala e o impacto NIMBY devem, de fato, apoiar o crescimento do mercado de energia solar offshore, como aconteceu com a energia eólica. De forma mais genérica, esta expansão pode ser vista como um passo em direção ao desenvolvimento da chamada “Economia Azul”, conduzindo conceitos como cidades na água, centros de energia offshore, etc.

Um ambiente desafiador

Para levarmos a tecnologia solar para ambientes offshore mais agitados, é necessário que os painéis solares fotovoltaicos existentes sejam adaptados para resistir à água salgada e suportar as correntes fortes e a ação das ondas. Além disso, deve ser projetado um conceito de custo competitivo para a estrutura do flutuador. E então, a integração do ecossistema dos painéis fotovoltaicos flutuantes é investigada desde o início, para minimizar o impacto ao máximo.

Um consórcio com histórico comprovado

Os parceiros do consórcio reunirão todas as habilidades e conhecimentos necessários para tornar esse projeto inovador um verdadeiro sucesso.  A Tractebel construiu fortes habilidades de engenharia tanto em tecnologia PV quanto em engenharia offshore, ao passo que a DEME e o Grupo Jan De Nul são altamente experientes em operações marítimas e estão envolvidos em vários empreendimentos e instalações de parques eólicos. A Soltech é especialista em painéis solares fotovoltaicos especializados e a Universidade de Gante é um dos principais centros de conhecimento em engenharia offshore, aquicultura e pesquisa de ecossistemas.

Uma iniciativa conjunta da indústria e do governo

O consórcio, liderado pela Tractebel, foi criado no âmbito do Flemish Blue Cluster e é fortemente apoiado pela VLAIO. Para esta iniciativa, o orçamento de cerca de 2 milhões de euros é o resultado de forças de apoio da indústria e do governo, unidas. Com essa quantia, o consórcio pretende desenvolver novos conceitos e realizar testes laboratoriais e de campo para dar os primeiros passos para a comercialização da tecnologia.  

Uma solução pioneira

Os parceiros do consórcio são os primeiros na Bélgica a explorar esta solução solar offshore pioneira.  Eles pretendem, também, ser os primeiros a realizar explorações solares offshore no Mar do Norte da Bélgica - eventualmente em combinação com parques eólicos ou aquicultura. Assim, os parceiros se posicionam neste novo mercado em rápida evolução.

 

 Segundo Denis Lohest, CEO da Tractebel na Bélgica, “esta iniciativa inovadora se encaixa perfeitamente na ambição da Tractebel de se tornar líder mundial em engenharia offshore para produção, armazenamento e transporte de energia. Após o nosso envolvimento ativo em um dos primeiros parques eólicos flutuantes do mundo, é uma grande honra para nós nos unirmos a importantes participantes do setor de energia para o desenvolvimento de tecnologia inédita para painéis solares offshore de ondas altas”.

 “Nós, da DEME, estamos confiantes de que a tecnologia solar offshore de ondas altas pode desempenhar um papel fundamental na realização de uma transição energética sustentável. Com o nosso know-how, equipamentos de alta tecnologia e soluções inovadoras, sempre fomos pioneiros no mercado de energia renovável e esperamos trabalhar com nossos parceiros de consórcio para desenvolver e instalar a primeira fazenda solar offshore de ondas altas do mundo na Bélgica”, comenta Luc Vandenbulcke, CEO da DEME:

“Estamos orgulhosos de fazer parte deste programa de pesquisa e solução pioneira. O Jan De Nul acredita fortemente em energias renováveis offshore e um PV Solar Flutuante pode ser uma parte valiosa do mix de energia offshore no futuro. Por isso, queremos unir forças com a indústria e o governo para acelerar essa solução sustentável”, afirma Philippe Hutse, diretor offshore do Grupo Jan De Nul.

De acordo com Stefan Dewallef, Gerente de Desenvolvimento de Produto da Soltech, a Soltech está ansiosa pelo desafio de desenvolver painéis fotovoltaicos apropriados para o mar que possam suportar as condições severas offshore”.

Para Dr. ir. Margriet Drouillon, Desenvolvedor Sênior de Negócios na Universidade de Gante, “este projeto multidisciplinar se encaixa perfeitamente nos grandes esforços da Universidade de Gante em expandir sua Pesquisa & Desenvolvimento em ciências marinhas / marítimas e Crescimento Azul em geral. Com o Laboratório de Aquicultura, a Unidade de Toxicologia Ambiental e a Divisão de Tecnologia Marítima, temos três grupos de pesquisa especializados em sua área participando do projeto.”

 

Notícias relacionadas

Design_sem_nome_1

Complexo Eólico: cuidado com a natureza e a comunidade

Tractebel foi contratada para realizar estudos ambientais envolvendo a instalação de 23 parques eólicos, no Nordeste do país

Saiba mais
25 Aug 2023
AdobeStock_192946225

Ranking coloca a Tractebel como a melhor empresa de hidroenergia do mundo

O ranking anual da Engineering News-Record 2022 elegeu as melhores empresas em diversas áreas de atuação da engenharia. A Tractebel ficou em primeiro lugar na área de...

Saiba mais
21 Dec 2022
Design_sem_nome_7

Marco Legal do Saneamento: Tractebel se prepara para atuar em projetos da lei federal

A Tractebel se juntou a associações para acompanhar o andamento de licitações e ajudar o Brasil a atingir uma meta ambiciosa de saneamento básico 

Saiba mais
24 Nov 2022
6_CNAAA

Retomada da construção de Angra 3 avança

O consórcio liderado pela Tractebel acaba de finalizar a primeira etapa do projeto de retomada de construção da usina nuclear que fica no Rio de Janeiro. O reator terá a...

Saiba mais
16 Nov 2022