Tractebel desenvolve estudos sobre sistemas energéticos do futuro

08 Mar 2018

O consórcio formado pelas empresas Tractebel (Alemanha - Lahmeyer International, Bélgica e Brasil) e PSR foi contratado para desenvolver os estudos do projeto “Sistemas Energéticos do Futuro: Integrando fontes de energia renovável intermitente na matriz energética brasileira”. O projeto é financiado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ.  
 

O estudo visa demonstrar como o sistema elétrico do país precisa se preparar – em termos de operação e expansão – para suportar o aumento da participação das fontes renováveis variáveis. Além disso, indicará quais são os pontos críticos e os cenários de introdução dessas fontes. Os recursos tecnológicos disponíveis para mitigar os impactos da aplicação dessas fontes no Sistema Interligado Nacional no médio e longo prazo também serão avaliados.


Para o Brasil, o estudo possui caráter inovador por considerar o planejamento da expansão e da operação do sistema de forma integrada, apresentando resultados quantitativos, a partir de simulações realizadas com ferramentas computacionais de estado da arte desenvolvidas pela Tractebel e pela PSR. Serão objetos principais do estudo as fontes eólica, solar e a combinação dessas fontes com armazenamento de energia.

Notícias relacionadas

Blog_Tractebel_protonterapia

Protonterapia: tratamento pode revolucionar a oncologia no Brasil

Protonterapia: tecnologia de radioterapia de alta precisão que atinge o câncer de forma eficaz e minimiza efeitos colaterais. Descubra os desafios e avanços globais para a...

Saiba mais
10 Abr 2025
carbono_zero

Não basta ser net zero em carbono, é preciso cuidar também da biodiversidade

Soluções da Tractebel para equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente. Com modelagem de sistemas ambientais, ajudamos empreendimentos a avaliar impactos na...

Saiba mais
17 Mar 2025
BRK

Tractebel ajuda a BRK Ambiental a reduzir os custos de uma obra na Estação de Tratamento de Água de Uruguaiana

Solução proposta reduz em 75% os custos para disposição final de resíduos do tratamento de água.

Saiba mais
20 Fev 2025
Surto_norovirus

Carnaval chegando: como evitar um novo surto de norovírus

Investimento em infraestrutura sanitária pode mitigar riscos à saúde.

Saiba mais
20 Fev 2025