Lahmeyer: um especialista em energia e infraestruturas hidráulicas

A Lahmeyer International preserva a tradição de seu fundador Wilhelm Lahmeyer, contemporâneo dos irmãos Siemens. Há mais de 45 anos, engenheiros de diferentes ramos trabalham lado a lado nesta empresa. Aplicam seus conhecimentos e experiência a uma enorme variedade de projetos. A qualidade de seu trabalho é um fator decisivo para manter o prestígio internacional da empresa.

A era de Wilhelm Lahmeyer – engenheiro extraordinariamente dotado – teve início com a fundação da W. Lahmeyer & Co., em 30 de setembro de 1890, juntamente com banqueiros de Frankfurt. Ele não só teve ideias pioneiras em campos como a geração elétrica ou a construção de motores, onde rapidamente construiu uma sólida reputação, mas também soube entender o mundo da empresa. Naqueles tempos, aplicou com sucesso princípios financeiros que ainda hoje são utilizados em escala internacional.

O descobrimento da eletricidade foi decisivo para a criação da W. Lahmeyer & Co. As invenções dos pioneiros da engenharia elétrica tinham lançado as bases para uma rápida industrialização. No entanto, para levar a teoria à prática era necessário contar com empresários audazes como Wilhelm Lahmeyer, que soube explorar todas as oportunidades ao seu alcance para promover avanços no campo da eletricidade.

Wilhelm Lahmeyer construiu centrais elétricas. A primeira delas foi a usina hidrelétrica Sadu I, perto de Sibiu, na Romênia, que entrou em funcionamento em 1896. Na Alemanha, uma das primeiras usinas por ele projetadas foi construída pela Elektrizitätswerk Bad Homburg, também em 1896. Além disso, Wilhelm Lahmeyer participou da construção de pequenas estações isoladas, ou seja, geradores descentralizados concebidos para distribuir eletricidade somente para as casas mais próximas.

Porém, além do abastecimento elétrico local, uma das preocupações de Wilhelm Lahmeyer era também o problema da distribuição elétrica de uma região para outra. O dia 16 de maio de 1891, dia da inauguração da Exposição de Engenharia Elétrica de Frankfurt am Main, foi uma data importante. Pela primeira vez transmitiu-se corrente alternada de uma usina hidrelétrica a fio d’água do rio Neckar até a cidade de Frankfurt. Ao mesmo tempo, e com a ajuda de uma linha de transmissão entre Offenbach e o centro de exposições de Frankfurt, Wilhelm Lahmeyer demonstrou que a corrente contínua também era adequada para a transmissão a longa distância. Dessa maneira, ele ajudou a lançar as bases da moderna tecnologia de transmissão de corrente contínua de alta tensão (HVDC), que permite transportar eletricidade de forma econômica ao longo de grandes distâncias.

Ao fundar sua empresa, Wilhelm Lahmeyer também começou a fabricar geradores para centrais elétricas. Além disso, fabricou motores elétricos que foram empregados para transformar a energia elétrica em energia mecânica. As máquinas de Wilhelm Lahmeyer tiveram um sucesso extraordinário, tanto na Exposição de Engenharia Elétrica de Frankfurt am Main, como na Exposição Universal de Paris de 1900.

Durante as seguintes décadas, a empresa ampliou suas atividades ao campo da engenharia de centrais elétricas, entre outros. De forma crescente, uma série de trabalhos associados foram ganhando importância. Por exemplo, o projeto, o planejamento e a supervisão da construção, ou os serviços de consultoria durante o funcionamento da central. Inicialmente, o interesse limitou-se às usinas hidrelétricas a fio d’água, sem represa, como as que foram instaladas nos rios Lech e Mosela, nas usinas hidrelétricas reversíveis no sul da Floresta Negra, em Montafon, Vorarlberg e em Vianden (Luxemburgo), e outras estações similares em outros países.

A fim de acelerar a expansão, principalmente no exterior, os serviços de engenharia da Lahmeyer AG foram transferidos para uma nova empresa em 1966, o que significou a criação da Lahmeyer International GmbH (LI). Oito anos mais tarde, a Lahmeyer AG transferiu suas atividades no mercado doméstico para uma empresa recém-criada, a Lahmeyer Ingenieur GmbH que, posteriormente, também foi incorporada na Lahmeyer International GmbH em 1979.

Após essa fusão, a Lahmeyer International GmbH expandiu-se mediante um processo de diversificação em diferentes campos de atividade. Seguindo a direção marcada pelo seu fundador, a empresa desenvolveu-se até tornar-se uma engenharia de muito sucesso independente, voltada ao desenvolvimento de infraestruturas nos segmentos da energia, energia hidrelétrica e recursos hidráulicos, abastecimento de águas e tratamento de águas, com atividades complementares de construção e transporte.

Notícias relacionadas

Design_sem_nome_1

Complexo Eólico: cuidado com a natureza e a comunidade

Tractebel foi contratada para realizar estudos ambientais envolvendo a instalação de 23 parques eólicos, no Nordeste do país

Saiba mais
25 Aug 2023
AdobeStock_192946225

Ranking coloca a Tractebel como a melhor empresa de hidroenergia do mundo

O ranking anual da Engineering News-Record 2022 elegeu as melhores empresas em diversas áreas de atuação da engenharia. A Tractebel ficou em primeiro lugar na área de...

Saiba mais
21 Dec 2022
Design_sem_nome_7

Marco Legal do Saneamento: Tractebel se prepara para atuar em projetos da lei federal

A Tractebel se juntou a associações para acompanhar o andamento de licitações e ajudar o Brasil a atingir uma meta ambiciosa de saneamento básico 

Saiba mais
24 Nov 2022
6_CNAAA

Retomada da construção de Angra 3 avança

O consórcio liderado pela Tractebel acaba de finalizar a primeira etapa do projeto de retomada de construção da usina nuclear que fica no Rio de Janeiro. O reator terá a...

Saiba mais
16 Nov 2022