A bacia do Tucunduba, com aproximadamente, 10 km², é a segunda maior bacia de drenagem de Belém, sendo o Igarapé Tucunduba afluente do Rio Guamá. O Projeto de macrodrenagem teve como objetivos eliminar as frequentes inundações que ocorrem nesta região da cidade, além de gerar oportunidades de emprego e renda para os moradores da área. Conforme Projeto, a ampliação da seção do canal foi estabelecida para que funcione como um grande reservatório de detenção de cheia, eliminando os alagamentos e facilitando o rápido escoamento das águas de chuva.
Cliente | Secretaria de Obras Públicas do Pará - SEDOP/PA |
---|---|
Local | Belém, PA, Brasil |
Período | 04/2014 - 12/2018 |
A liberação dos espaços para a execução das obras foi precedida de um intenso trabalho de gestão social e ambiental junto as famílias, na grande maioria de baixa renda, que habitavam casas construídas sobre o canal do Tucunduba e em suas margens. Para viabilizar o processo de desapropriação dos imóveis e a relocação das famílias foram elaborados o cadastro técnico e os levantamentos de custos/valores dos imóveis, de forma a subsidiar os processos de negociação. Com a liberação dos espaços foram realizadas as obras de retificação do igarapé, rede auxiliares e de drenagem, terraplenagem e pavimentação, meio-fio, sarjeta, calçadas, guarda-corpo, sinalização, urbanização, pontes e passarelas, aterramento de quintais, sistema de abastecimento de água e sistema de esgotamento sanitário.
Acompanhamento técnico, supervisão e fiscalização das obras quanto às disciplinas de civil, meio ambiente, drenagem, acessos, sistema viário, urbanização e Obras de Arte Especiais.
Emissão de relatórios técnicos, pareceres, acompanhamento dos avanços físico e financeiro e demais ações necessárias ao perfeito cumprimento do objeto do contrato.
Análise e compatibilização de projetos executivos envolvendo as especialidades de Civil, Saneamento, Estrutura, Viário, Pavimentação e Drenagem Pluvial.
Supervisão e acompanhamento dos serviços realizados pela equipe de topografia referente aos serviços de dragagem e a retificação do canal, execução das vias marginais, com todas as etapas de implantação, seja subleito, sub-base, base e revestimento em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), com levantamento de dados para medição com cálculos decorrentes da movimentação de terra realizada e na execução de redes auxiliares e de drenagem pluvial.
Registro dos ensaios de qualidade dos serviços executados (solos e concreto), bem como efetuar o levantamento das quantidades executadas visando elaborar os Boletins de Medição para fins de pagamento.
Desvio e controle do tráfego na região do canal, de forma a possibilitar a execução das obras.
Apoio às atividades de Gestão Social e Ambiental relacionadas às obras, incluindo processos de desapropriação, remanejamento, reassentamento de famílias e regularização fundiária.