EoR para monitorar estruturas ferroviárias

04 Aug 2021

Uma metodologia utilizada em estruturas de barragens tem aplicação para estruturas de ferrovias? A gente te mostra que sim!

Propor soluções nunca antes utilizadas em um determinado segmento é o que a nossa equipe da área de Desenvolvimento Urbano está fazendo para um projeto de ferrovias. É a primeira vez que os conceitos de Engenheiro de Registro (EoR) estão sendo utilizados em uma infraestrutura ferroviária.

O EoR oferece, entre suas atribuições, a realização de inspeções periódicas de estruturas geotécnicas e emissão de relatórios com conceitos fundamentais sobre o entendimento e análise de problemas. O diferencial da aplicação do EoR é que ele permite, através de análises técnicas específicas e da adoção de uma estrutura de governança robusta, estabelecer o fluxo adequado de informações e, assim, garantir um melhor monitoramento do ciclo de vida da infraestrutura ferroviária, de tal forma a resguardar a segurança do sistema e de todos os envolvidos em sua operação e utilização.

A aplicação do EoR no Ramal S11D de propriedade da Vale e localizado no estado do Pará, está sendo feita como um projeto piloto e, a partir dos resultados positivos, poderá ser estendida para outros milhares de quilômetros de malha ferroviária no Brasil, oferecendo assim maior confiabilidade, segurança e qualidade ao processo de monitoramento e revisão da segurança das estruturas geotécnicas.

Para ter uma ideia da importância das ferrovias na logística, de acordo com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), mais de 95% dos minérios chegam aos portos brasileiros pelos trilhos. O modal responde também pelo transporte de mais de 45% dos granéis sólidos agrícolas exportados e, no caso do açúcar, esse índice é de 49%.

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