EoR para monitorar estruturas ferroviárias

04 Aug 2021

Uma metodologia utilizada em estruturas de barragens tem aplicação para estruturas de ferrovias? A gente te mostra que sim!

Propor soluções nunca antes utilizadas em um determinado segmento é o que a nossa equipe da área de Desenvolvimento Urbano está fazendo para um projeto de ferrovias. É a primeira vez que os conceitos de Engenheiro de Registro (EoR) estão sendo utilizados em uma infraestrutura ferroviária.

O EoR oferece, entre suas atribuições, a realização de inspeções periódicas de estruturas geotécnicas e emissão de relatórios com conceitos fundamentais sobre o entendimento e análise de problemas. O diferencial da aplicação do EoR é que ele permite, através de análises técnicas específicas e da adoção de uma estrutura de governança robusta, estabelecer o fluxo adequado de informações e, assim, garantir um melhor monitoramento do ciclo de vida da infraestrutura ferroviária, de tal forma a resguardar a segurança do sistema e de todos os envolvidos em sua operação e utilização.

A aplicação do EoR no Ramal S11D de propriedade da Vale e localizado no estado do Pará, está sendo feita como um projeto piloto e, a partir dos resultados positivos, poderá ser estendida para outros milhares de quilômetros de malha ferroviária no Brasil, oferecendo assim maior confiabilidade, segurança e qualidade ao processo de monitoramento e revisão da segurança das estruturas geotécnicas.

Para ter uma ideia da importância das ferrovias na logística, de acordo com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), mais de 95% dos minérios chegam aos portos brasileiros pelos trilhos. O modal responde também pelo transporte de mais de 45% dos granéis sólidos agrícolas exportados e, no caso do açúcar, esse índice é de 49%.

Notícias relacionadas

AdobeStock_381692123

A mais extensa linha de transmissão do Chile vai transportar energia por 1.500 km

A linha de transmissão em corrente contínua de alta tensão (HVDC) transportará energia do norte para a região central do país. A Tractebel está apoiando a ENGIE (cliente)...

Saiba mais
23 Sep 2021
CarbonNeutral2

Tractebel se compromete em neutralizar carbono até 2022

Alinhado a seu propósito de projetar um futuro neutro em carbono e celebrar o Dia de Zero Emissões, a Tractebel anuncia compromisso de neutralizar emissão de CO2 em suas...

Saiba mais
21 Sep 2021
Anglo_American_Tractebel_teams

Chile produz sua primeira molécula de hidrogênio verde para veículos não poluentes

Presidente chileno inaugura projeto piloto desenvolvido pela Anglo American em que a Tractebel atuou como EPC. Trata-se de um gerador de...

Saiba mais
01 Sep 2021
Post_Linkedin_varias_laudas_GIF_1

Estamos entre as maiores!

Somos a 6ª maior empresa de engenharia consultiva do Brasil, de acordo com o respeitado Ranking da Engenharia da revista O Empreiteiro.  

Saiba mais
29 Jul 2021