Ética e Conformidade na Tractebel

O compromisso de um grupo de alto padrão

No que mais acreditamos? Sem ética não há futuro para nossa empresa. Estamos comprometidos em ser um parceiro confiável e responsável. Todo funcionário da Tractebel é capacitado em comportamentos aceitáveis de forma ética, conforme definido em nossa Carta Ética, Guia Prático de Ética e Políticas.

CULTURA DA INTEGRIDADE

  • Compromisso integral com regras éticas
  • Gerenciamento exemplar
  • Tolerância zero

“Acreditamos firmemente que somente com integridade e um comportamento em conformidade com a ética nossa empresa permanecerá bem-sucedida e manterá a confiança de nossos funcionários, clientes, parceiros e sociedade em geral. Nossos princípios éticos devem ser respeitados em todas as nossas atividades e inspirar nosso dia a dia. A ética anda de mãos dadas com nosso desejo de criar um impacto positivo em direção a um mundo sustentável, onde as pessoas, o planeta e o lucro prosperem coletivamente.”  
Philippe Van Troeye
Presidente Mundial da Tractebel

photography – David Plas

Nossos 4 compromissos

A Tractebel baseia sua política de ética e conformidade em quatro princípios de ação simples e específicos:

  1. Atuar de acordo com as leis e regulamentos
    Nossos funcionários devem, em todas as circunstâncias, cumprir as leis internacionais, federais, nacionais e locais e os códigos de prática profissionais aplicáveis às suas atividades.

  2. Para criar uma cultura de integridade
    A integridade consiste em evitar qualquer conflito entre os interesses pessoais e os da empresa. Ela sustenta uma crença absoluta em nossa obrigação de respeitar certos valores. Ela cria um clima de confiança e atua como um escudo contra práticas corruptas.

  3. Para se comportar de forma justa e honesta
    Os funcionários cumprem suas obrigações e compromissos de maneira respeitosa. Sempre que eles se comunicam, dentro ou fora da empresa, eles o fazem com espírito construtivo, com preocupação de fornecer informações genuínas, precisas e completas.

  4. Para respeitar os outros 
    Este princípio aplica-se particularmente ao respeito pelos direitos dos indivíduos, pela sua dignidade e suas diferenças, bem como pelo respeito pelas diferentes culturas. Também se aplica a bens tangíveis e intangíveis que pertencem a outras pessoas.

Nossa carta e diretrizes 

Na Tractebel, nos esforçamos para trabalhar em todos os lugares e em todos os momentos de acordo com todos os regulamentos em vigor e as regras e princípios orientadores estabelecidos em nossa Carta Ética e nosso Guia Prático de Ética e Políticas. A Carta Ética define os princípios éticos do grupo ENGIE e seu sistema de governança ética. O Guia Prático de Ética descreve a forma como os padrões de ética devem ser aplicados nas situações cotidianas de trabalho. 

Códigos de conduta :




A Tractebel S.A. é certificada pela norma ISO 37001: 2016 Standard

Tractebel S.A. é certificada sob o padrão ISO 37001:2016 pela ETHIC Intelligence, entidade certificadora qualificada pela ANSI-ASQ National American Board (ANAB). Este padrão especifica os requerimentos e provê direcionamento para estabelecer, implementar, manter, rever e aprimorar o sistema de gestão anticorrupção. 

De importância singular, o sistema certificado foi implementado pela Tractebel em toda sua presença global.

Os benefícios de tal certificação incluem maior visibilidade dos nossos compromissos anticorrupção, aumentando continuamente a qualidade de nosso programa anticorrupção, bem como reduzindo ao exposição a riscos legais e financeiros.

Esta Certificação, combinada com a certificação da ENGIE S.A., demonstra nosso forte compromisso com a excelência do nosso Programa de Ética e Governança”, afirmou Sabien Vermeulen, Diretora Jurídica, de Ética e Governança da Tractebel“. 

Acesse a certificação aqui

A validade de nosso certificado pode ser confirmado mediante solicitação por e-mail ao auditor.

Sistema Whistleblowing

Como parte do esforço constante do Grupo para fortalecer seu compromisso com a ética e oferecer ferramentas acessíveis a qualquer pessoa que deseja fazer uma denúncia sobre situações inadequadas ou que não estejam alinhadas aos nossos princípios ou leis e regulamentos atuais, a Tractebel (ENGIE) implementou o sistema de denúncia aberto (Sistema Whistleblowing) a todos os empregados e partes interessadas (fornecedores, subcontratados, entidades de classe, ONGs, etc.).

Este sistema complementa os canais existentes e reforça as ações de ética e compliance do Grupo. Está aberto a qualquer pessoa, é fácil de usar, confidencial e anônimo, quando assim for a vontade do denunciante.

O relato de um incidente pode ser feito em francês, inglês, espanhol ou português (mensagens escritas em outros idiomas serão traduzidas), por meio de:

  • E-mail para o diretor de Ética e Compliance da Tractebel global, que cuidará do seu alerta de maneira confidencial: 
    ethics@tractebel.engie.com 

  • E-mail no provedor de serviços externos que recebe os alertas no nível ENGIE: ethics@engie.com 

  • Telefone: 00 800 2348 2348 (consulte os países no website da ENGIE - disponível apenas em inglês)

  • Telefone: + 33 1 45 51 03 67.

Para mais informações, consulte o website da ENGIE - disponível apenas em inglês